15 de agosto de 2022

ENJOY RIO

APRECIE O RIO DE JANEIRO. NOTICIAS, AGENDA E ENTRETENIMENTO

Operação do Teleférico do Morro da Providência vai ser retomada na Região Portuária da cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

2 min read

O Teleférico da Providência – Divulgação / Prefeitura do Rio

A recuperação do Teleférico da Providência, na Região Portuária da cidade, teve início nesta semana, em um primeiro passo para o serviço voltar a ser oferecido gratuitamente aos cinco mil moradores da comunidade. A retomada ocorrerá em duas fases, e a primeira já está em andamento: a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) contratou a empresa austríaca Doppelmayr, fabricante do equipamento, para a recuperação e a substituição das partes elétrica e de automação.

Na segunda etapa vão ocorrer obras de engenharia civil. A CCPar publicou nesta quarta-feira (27/7) edital para a contratação da empresa responsável por estas intervenções. Serão feitos reparos nas torres metálicas e em todos os componentes das três estações como coberturas, elevadores e acessos.

O contrato de operação do Teleférico da Providência acabou, não foi renovado em janeiro de 2017 e o equipamento ficou parado. No fim do ano passado, a Prefeitura do Rio iniciou estudos para mapear as intervenções necessárias à recuperação e à retomada do modal.

Inaugurado em julho de 2014, o Teleférico da Providência liga a Praça Américo Brum, no alto do morro, à Central do Brasil e à Gamboa. O equipamento tem capacidade para transportar mil pessoas por hora em cada sentido, em suas 16 gôndolas. A obra foi viabilizada pelo Programa Morar Carioca, de urbanização de favelas, para beneficiar os moradores de um dos morros mais íngremes da cidade. Na estação Gamboa funcionam uma clínica da família e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Em frente à estação Américo Brum será inaugurada uma pista de skate em espaço cedido pela Prefeitura.

Compartilhe

  • 28 de julho de 2022
  • Notícias

    28 de julho de 2022

    27 de julho de 2022

    27 de julho de 2022

    27 de julho de 2022

    27 de julho de 2022

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *