15 de agosto de 2022

ENJOY RIO

APRECIE O RIO DE JANEIRO. NOTICIAS, AGENDA E ENTRETENIMENTO

Prefeitura e ABL inauguram placas em homenagem a Machado de Assis e Austregésilo de Athayde – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

3 min read

Placa em homenagem a Austregésilo de Athayde é inaugurada – Divulgação / Prefeitura do Rio

Nesta quarta-feira (20/07), dia em que a Academia Brasileira de Letras (ABL) completa 125 anos de fundação, a Prefeitura do Rio e a ABL inauguraram, no Cosme Velho, duas placas do Circuito da Literatura, em homenagem a Machado de Assis e Austregésilo de Athayde, respectivamente primeiro presidente e presidente mais longevo da Academia. Criado para levar à população informações sobre os imortais e os locais onde viveram no Rio, o Circuito da Literatura teve seus 107 endereços eternizados hoje pela Prefeitura em decreto publicado no Diário Oficial.

A primeira placa inaugurada foi dedicada ao jornalista Austregésilo de Athayde, terceiro ocupante da cadeira número 8, que presidiu a ABL de 1959 a 1993. Um dos redatores da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, em 1948, ele teve sua placa descerrada no imóvel onde morou, na Rua Cosme Velho 599. A cerimônia contou com as presenças da presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Laura Di Blasi; do presidente da ABL, jornalista Merval Pereira; e de Roberto Athayde e Paula Sandroni, respectivamente filho e neta de Austregésilo de Athayde.

 

_ Foi incrível a escolha desse dia, dos 125 anos da Academia. A gente está muito feliz com esse convênio da Prefeitura com a ABL, valorizando a literatura. A vida toda do meu avô foi essa, jornalismo, literatura e, principalmente, Academia Brasileira de Letras. Então eu tenho certeza de que ele está feliz, assim como todos nós estamos na família _ ressaltou Paula Sandroni.

 

A segunda placa foi afixada na parede do Capitu Café, localizado na Rua Cosme Velho 174, endereço onde ficava a última residência de Machado de Assis. Jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, Machado de Assis nasceu no Rio em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio, em 29 de setembro de 1908. Foi o fundador da cadeira 23 da ABL. O presidente da ABL, Merval Pereira, destacou a importância da homenagem aos acadêmicos, que marcaram a história da instituição.

 

_ A gente escolheu esse dia para homenagear o fundador da Academia e o presidente mais longevo. Austregésilo de Athayde foi um presidente muito importante para a Academia se estabelecer _ destacou Merval.

 

Com as placas inauguradas hoje, já são três as estações do Circuito da Literatura. A primeira foi instalada em dezembro do ano passado na Rua São Clemente 421, em Botafogo, onde morou o crítico literário, poeta, orador e advogado Rodrigo Octavio Filho, ocupante da cadeira 35.

O Circuito da Literatura é o 22º dos Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca, que sinalizam bens culturais espalhados por toda a cidade. Entre os circuitos, temos: Liberdade, Art-Déco, Cinemas, Trem, Botequins, Águas, Samba, Bossa Nova, Praça Tiradentes, Herança Africana, Choro, Negócios Tradicionais e outros.

 

– O projeto Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca tem como objetivo divulgar e informar sobre o rico acervo de bens culturais e de personalidades que fazem parte da cultura carioca. O Circuito da Literatura chega para agregar valor a esse projeto, estabelecendo um mapeamento e identificando os locais onde residiram intelectuais e escritores que integraram a Academia Brasileira de Letras desde a sua fundação, em 1897 – explica a presidente do IRPH, Laura Di Blasi.

 

Também nesta quarta-feira, a Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial decreto enumerando os 107 endereços que irão compor o Circuito da Literatura. Os imóveis onde moraram os imortais serão gradativamente sinalizados com as tradicionais plaquinhas azuis do Patrimônio Cultural. A ação é fruto de uma parceria da ABL com o IRPH, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Na listagem constam nomes como Rachel de Queiroz, Nelson Pereira dos Santos, Antonio Callado, Austregésilo de Athayde, Darcy Ribeiro, Dias Gomes, João Ubaldo Ribeiro, Roberto Marinho, João Cabral e Melo Neto, Ferreira Gullar, Jorge Amado e Zélia Gattai.

Compartilhe

  • 20 de julho de 2022
  • Notícias

    20 de julho de 2022

    20 de julho de 2022

    20 de julho de 2022

    20 de julho de 2022

    20 de julho de 2022

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *